Por Breno Amaral
O ano de 2026 começou com muitos acontecimentos relevantes no âmbito internacional, como a mudança na presidência do FED (Banco Central dos Estados Unidos), que ocasionou uma queda acentuada no preço do ouro e da prata. Além disso, também houve uma queda significativa na bolsa americana após novas ameaças tarifárias do presidente Donald Trump.
O Brasil em Ano Eleitoral
Além de estar atento aos acontecimentos globais, o investidor brasileiro precisará estar antenado ao que acontece dentro de casa, já que este ano teremos eleições para os cargos de presidente, governadores, deputados e senadores. Historicamente, sabemos que em ano de eleição há uma maior volatilidade na bolsa brasileira e até mesmo na curva de juros da renda fixa.
Volatilidade em Pauta
Para se ter ideia do impacto: em 5 de dezembro de 2025, o simples anúncio de um pré-candidato causou uma queda de 4,31% no Ibovespa. Esta foi a maior queda desde fevereiro de 2021.
Em renda fixa, o investidor de longo prazo acaba sendo melhor remunerado quando há um aumento do risco fiscal e político.
Oportunidade na Curva de Juros
Em agosto de 2025, pesquisas eleitorais provocaram abertura na curva longa. O DI de janeiro/2031 saltou de 13,63% para 13,76%. O investidor atento aproveita esses momentos para travar taxas mais altas.
Por que ter um Assessor?
Infelizmente, nem todo investidor consegue estar sempre atento às notícias e enxergar os melhores momentos para fazer algum movimento na carteira. Por este motivo, poder contar com um profissional capacitado acaba agregando muito valor à sua estratégia de investimento e à agilidade necessária em um ano com tanta volatilidade.
Ter um assessor de investimentos para conversar sobre estes cenários, sobre como se proteger e como aumentar o seu retorno contribuirá para o aumento do seu repertório de informações na hora de tomar sua decisão.
Ainda não tem um assessor de investimento?
Não deixe a volatilidade eleitoral corroer seu patrimônio. Conte com nossos profissionais.
Disclaimer: Este material aborda o conceito de “Risco Político” e suas implicações para o ambiente de negócios e investimentos. A Kaza Capital reforça que não possui vínculo com entidades governamentais ou partidárias. Todas as projeções são baseadas em dados públicos e tendências de mercado atuais, as quais podem sofrer alterações sem aviso prévio. Rentabilidade passada ou cenários projetados não garantem resultados futuros.