O Ibovespa fechou o mês de outubro com um forte desempenho, renovando sua máxima histórica, impulsionado principalmente pelo dado de desemprego no Brasil, que caiu para 5,6% no trimestre encerrado em setembro – o menor índice em anos. Esse dado de mercado de trabalho sugere maior poder de consumo, o que anima o setor doméstico. A força de *blue chips* como Vale (VALE3) e as boas surpresas de lucros no setor financeiro (Bradesco) e de tecnologia também sustentaram o otimismo, mesmo com a cautela internacional.

Dados e pontos-chave

  • Desemprego: Queda para 5,6% (mínima histórica), indicando recuperação robusta do mercado de trabalho.
  • Ibovespa: Alta no último pregão do mês, com o índice visando a marca dos 150 mil pontos.
  • Setor Financeiro: Bradesco (BBDC4) apresentou forte alta em seu lucro recorrente no 3º trimestre, um bom sinal para o setor.

Impactos para investidores e empresas

O mercado de trabalho forte é um bom presságio para o consumo, beneficiando varejistas e empresas ligadas a serviços. No entanto, esse cenário pode gerar dilemas para o Banco Central em relação à política de juros. Investidores devem ficar atentos à reação do Dólar, que tende a sofrer pressão de baixa com a entrada de capital estrangeiro atraída pelo *rally* da Bolsa.

Soluções da Kaza Capital

Na Kaza Capital | BTG Pactual, desenvolvemos soluções personalizadas em investimentos, estruturadas para proteger, diversificar e potencializar o patrimônio dos nossos clientes. Nosso diferencial está em unir expertise de mercado, acesso a produtos exclusivos e planejamento estratégico, sempre com foco na eficiência financeira e na segurança do investidor.

Disclaimer: Este conteúdo tem caráter informativo e não constitui recomendação de investimento. Avalie sempre os riscos e consulte uma assessoria especializada.

Fonte: CNN Economia, Estadão E-Investidor